Revista GGN

Assine

Sem querer, Delcídio inocenta Lula e confirma responsabilidade

 
Jornal GGN - No curso da ação penal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras seis pessoas por suposta compra de silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras, o senador cassado Delcídio do Amaral reiterou a tese contra Lula, sem provas materiais e sem assumir o compromisso com a verdade.
 
Delcídio prestou depoimento nesta quarta-feira (15), na 10ª Vara Federal de Brasília, onde tramita o processo. Por cerca de três horas, o ex-parlamentar mostrou uma aparente "confissão", afirmando ter sido uma "sandice" procurar a família do pecuarista José Carlos Bumlai, supostamente a pedido de Lula, para obstruir a Justiça.
 
A investigação com base apenas na delação premiada de Delcídio, prestada à Procuradoria-Geral da República no último ano, sustenta que o ex-presidente atuou para comprar o silêncio de Cerveró, antes de que fechasse um acordo de delação com os procuradores da República.
 
Delcídio narrou que conversou com o ex-presidente em uma reunião no Instituto Lula, ainda em maio de 2015, sobre a possibilidade de Cerveró comprometer a ele e Bumlai em uma eventual delação. De forma completamente genérica, Lula teria dito a Delcídio para "ver essa questão do Bumlai".
 
O "ver essa questão" foi interpretado por Delcídio do Amaral como uma "ordem". Foi o ex-senador, então, que decidiu procurar a família do pecuarista, que por sua vez teria aceito pagar R$ 50 mil mensais de ajuda financeira à família de Cerveró.
 
"É nesse contexto que entendemos ter ele atribuído ao ex-Presidente Lula uma frase para que verificasse o que poderia ser feito para ajudar a família de José Carlos Bumlai. Essa afirmação, além de não comprovada, não configura qualquer tentativa de obstrução à justiça", informaram os advogados de Lula.
 
Se a narrativa hipotética confirma que o ex-presidente não emitiu uma "ordem" efetivamente, ainda, Delcídio admite em seu depoimento a responsabilidade: "cometi a sandice de tomar essa atitude".
 
A fragilidade do depoimento prestado nesta quarta vai além: tentando voltar a mira ao ex-presidente, o senador cassado tentou garantir que teve "muitas conversas solitárias com o presidente Lula", sem, ainda, lograr a apontar uma testemunha que confirmasse a sua versão.
 
"Delcidio ainda admitiu não haver testemunha dessa narrativa. Ele reconheceu não ter intimidade com Lula, apenas proximidade política por ser líder do governo a partir do início de 2015 e foi nessa categoria que o ex-Presidente o recebeu", reportaram os advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira.
 
 
Delcídio do Amaral foi preso em novembro de 2015, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), após o filho do ex-diretor da estatal, Bernardo Cerveró, apresentar aos investigadores um áudio de Delcídio com a família de Cerveró, negociando a "mesada" e, inclusive, incentivando uma fuga do ex-diretor à Espanha.
 
Em nota, Zanin e Teixeira afirmaram que as declarações "revelaram de forma inequívoca que ele tinha interesse próprio no processo de delação premiada de Nestor Cerveró".
 
"Delcidio Amaral admitiu que se sentiu ameaçado em conversas com familiares de Cerveró diante da possibilidade de o ex-diretor da Petrobras delatar supostos recebimentos de propina por ele, Delcidio, em contratos que a Petrobras firmou com a Alston e a GE, e, ainda, por supostas contribuições ilegais relativas à campanha de 2006 para o governo do Estado do Mato Grosso do Sul", publicaram.
 
Ainda, a defesa de Lula lembrou que em depoimento prestado também à Justiça de Brasília, o próprio ex-diretor Nestor Cerveró disse que Delcídio do Amaral tinha interesses próprios em suas investidas e que a negociação da "mesada" buscavam dissuadi-lo de delatar contra o próprio ex-parlamentar.
 
E não apenas Nestor Cerveró, como também a advogada do ex-diretor e seu filho Bernardo, confirmaram os interesses individuais de Delcídio, não podendo arrolar o ex-presidente Lula na tratativa planejada pelo ex-senador.
 
"Todos os demais depoimentos colhidos nessa ação penal colidem com a versão de Delcídio e deixaram claro que Lula jamais fez direta ou indiretamente qualquer intervenção no processo de delação premiada de Nestor Cerveró, seja para impedir, seja para retardar o ato", concluiu a defesa de Lula. 
 
 
Média: 4.8 (18 votos)
32 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de carlos alberto rodrigues de carvalho filho
carlos alberto rodrigues de carvalho filho

A Lava Jato levando a ganhar no primeiro turno

Quanto mais a Lava Jato investiga, mais se comprova a inocencia do Lula, precisam de convicçoes( Power Point) e desse inergumeno do Delcidio para acusa-lo, confesso que tinha duvidas do Lula em meio a tanto bandido na politica, mas a Lava Jato confirma sua inocencia, investigaram ate o cachorro do vizinho do Lula e não acharam nada, so os zumbis midiaticos globolizados acham que ele e ladrao, cade o dinheiro que ele roubou?Já foram no sitio, no apartamento dele, no instituto na Suiça e não acharam o dinheiro que ele roubou, acusaram a esposa dele, uma senhora simples que eu nunca vi um discurso dela,e queriam prende-la, e muita injustiça pra um homem só, Lula se serve de conforto eu te amo.amor paternal.

Seu voto: Nenhum
imagem de José B
José B

Está claro que Delcídio

Está claro que Delcídio amaral agiu para salvar a própria pele. Flagrado, partiu para acusar o Lula, bem ao agrado da cartilha lava jato, colocando-se como um mero intermediário no esquema.

Falta credibilidade e amparo probatório à denúncia contra o ex presidente, na medida em que a versão apresentada pelo ex senador foi desmentida pelo delator destinatário da suposta "mesada".

É o processo penal segundo critérios de "contexto, evidências, convicções e cognição sumária".

 

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Marcelo Nascimento
Marcelo Nascimento

Segundo as ultimas pesquisas

Segundo as ultimas pesquisas eleitorais e a tendencia da economia brasileira ate 2018 temos os seguintes cenarios:

1 - Prendem o Lula

2 - Matam o Lula

3 - Lula presidente.

Acho remoto a chance da opcao 3.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Ronaldo Saverio Filho
Ronaldo Saverio Filho

Delcídio sempre foi do

Delcídio sempre foi do PSDB.

Ele é o típico tucano que percebeu que o PT gostava de roubar e meteu a mão também

Delcídio se aproveitou da ganância de Lula, de Dilma e dos petistas pra se enriquecer.

Típico tucano cafageste que usou dos petistas ingenuos para enriquecer.

 

Seu voto: Nenhum (15 votos)
imagem de Rui Ribeiro
Rui Ribeiro

Quem é acusado de roubar um pedalinho é ladrão

Quem rouba 23 milhões é barão.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Partidos

Concordo com você quando diz que Delcídio sempre foi do PSDB. E acrescento que ele nunca foi, de fato, do PT. Apenas usou a sigla do PT para se eleger, após as fragorosas (e merecidas)  derrotas do PSDB em 2002/2006/2010. Como membro do PSDB, ele cometeu malfeitos na Petrobrás.  Fez de tudo para não ser delatado, quando a operação Lava Jato começou a lhe parecer ameaçadora (somente por ser inscrito do PT). Mas foi. Conhecia, porém, as evidentes preferências que a operação só consegue esconder dos midiotas. Tirou, então, da manga a carta mágica, capaz de operar milagres: acusou Lula, sabendo que, contra ele, provas são dispensáveis. Bastam "convicções". E a pantomima, assim, continua.

Seu voto: Nenhum
imagem de sabra
sabra

Pois é Saverio

Não adianta, você pode ver quantas provas for na sua frente que você vai continuar afirmando a mesma coisa. E não adianta falar de tucano cafajeste, pois é neles que voce acredita.

Coragem homem ainda é tempo de reconhecer o erro.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Como todo tucano e seus

Como todo tucano e seus degenerados simpatizantes, é um corrupto ou cúmplice da bandidagem que infelizmente empestea a internet expelindo calúnias e patifarias contra a esquerda .

Enfim, verdadeiro tucanalha.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

" A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos." - Barão de Montesquieu

 

Que "ganância" de Lula e

Que "ganância" de Lula e Dilma seria essa?

A que possibilitou ao filho do Lula ser dono da Friboi?

Ou a que permitiu ao irmão da Dilma pilotar um Porsche segunda linha, também conhecido como Fusca?

Se ao menos eles tiessem recebido 23 milhões na Suíça...

Seu voto: Nenhum (13 votos)
imagem de TheWhuEla
TheWhuEla

Lembrança da revolução francesa

A melhor coisa pra essa turma do golpe politico-midiático-oligárquico-judiciário-MP-PF é rezar para que o Lula seja eleito e, com legitimidade, recoloque o país nos trilhos. De outra forma a "coisa" vai ficar tão feia para o povo que poderá haver o estouros da "boiada". Quem mais tem a perder são os ricos e os fura teto. Aos poderoso, aprendam com a história, revolução sempre acaba em m..da.

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de Álvaro Guilherme
Álvaro Guilherme

O Moro vai dizer que Delcídio

O Moro vai dizer que Delcídio está sendo coagido a mentir segundo suas "cognições levianas", digo, "sumárias".

Seu voto: Nenhum (7 votos)

O chato de criar uma versão

O chato de criar uma versão mentirosa e depois ter de mentir mais ainda para sustentar as mentiras iniciais, é que uma ou outra hora você se distrai e acaba botando abaixo todo o castelo de cartas.

Seu voto: Nenhum (13 votos)

Quem está mentindo?

Cerveró disse que Delcídio recebeu propina da Alstom. Ele mesmo (Cerveró) admite ter recebido, seu chefe na época (Delcídio) não iria receber??

Já o Delcídio disse que não recebeu.

As duas delações foram homologadas mas um dos dois está mentindo... processando estes assuntos com mais cuidado a lavajato pode colocar um deles de volta na cadeia, se quiser, é claro!

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Rui Ribeiro
Rui Ribeiro

Igual ao Delator da OAS, o qual teve que deslatar o Mi$hel Temer

Eu vou desdizer aquilo tudo que eu lhe disse antes

Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Serjão
Serjão

Só matando

Mais dois meses e já ganha no primeiro turno.

Prende o Lula, moro, prende o homem!

Seu voto: Nenhum (13 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Em qualquer outro pais do

Em qualquer outro pais do mundo a "delacao premiada" de Delcidio ja estaria no lixo e ele estaria na prisao.

Seu voto: Nenhum (14 votos)
imagem de Junior Sertanejo
Junior Sertanejo

Esse em "qualquer País do

Esse em "qualquer País do mundo" que você corretamente coloca,estaria incluido os Estados Unidos da America.Pergunto isso porque o emperucado exotico,que está fungando em cangotes de visitantes indesejados,não é muito chegado a esse negocio de delação premiada.Aliás,ele não sabe nem que diabo é isso.Coisa de terceiro mundo,para quem ele está arrotando e andando.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Este é um processo surreal.

Mesmo depois das gravações e da presença do banqueiro Esteves, que na gravação aparece como sendo aquele que avalizaria a proposta. Delcidio e Lava Jato  criaram uma versão, onde colocaram Bumlai ( também conhecido como o amigo de Lula) e o filho de Bumlai. O Brasil todo sabe do conteúdo das gravações. O Brasil todo sabe que nas gravações Delcidio fala textualmente que teria apoio no supremo. Delcidio foi preso devido a esta frase.

Em outras palavras  Delcidio foi preso pela ofensa de caluniar o supremo. Mas agora parece que a calúnia contra Lula, é considerada  como indício de crime de Lula. E este absurdo  é aceito pelo  Procurador Geral da Republica dos Franciscos. Isto é completamente absurdo. Todos sabemos disto e a mídia diuturnamente repete esta história, tentando tornar isto uma verdade. E ousa até falar que isto foi fruto de investigações. Todos sabemos do que se trata, e é tão canhestro, tão escancarado, tão cínico, que me enoja o fato de que todos nós, estamos pagando por isto, afinal quanto custa um processo como este. Quanto do dinheiro do povo, através dos seus impostos esta sendo gasto nesta operação, com o mero objetivo de assassinar a reputação do ex-presidente.

Enquanto isto Jucá e Temer fazem mais uma vez uma tentativa de salvar os seus. Mas isto para a grande imprensa,não é obstrução da justiça.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Nada como o tempo....

Inflizmente o Lula que está disparando nas pesquisas, não terá a mínima chance de se eleger novamente presidente. Essa quadrilha não vai parar até se livrar dele. Pobre Brasil,futuro Brazil.

Seu voto: Nenhum (15 votos)

Estou achando que a

Estou achando que a condenação em segunda instância sairá uns 2 dias antes da eleição, para que não haja tempo de articular a indicação de Lula a outro candidato e nem para mudar a programação das urnas, fazendo com que todos os votos dados a ele sejam considerados nulos.

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Chico Botelho
Chico Botelho

Iate

A regra é clara: entrega o Lula e está liberado da masmorra para a praia:

http://dc.clicrbs.com.br/sc/colunistas/whats-up/noticia/2017/02/ex-senad...

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Rui Ribeiro
Rui Ribeiro

Seus desejos, uma ordem, nada nunca, nunca é não

Agora o Delcídio suicidou-se, tornando-se um delcida e esse suicídio do Delcídio me fez lembrar da música Dona, de Sá e Garabyra:

Dona
Desses traiçoeiros
Sonhos
Sempre verdadeiros
Oh, Dona
Desses animais
Dona
Dos teus ideais

Pelas ruas onde andas, onde mandas todos nós
Somos sempre mensageiros esperando a tua voz
Teu desejo uma ordem, nada nunca, nunca é não
Por que tens dessa certeza dentro do teu coração"

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de JOAO FRANCISCO BOTELHO
JOAO FRANCISCO BOTELHO

A regra é clara: entrega o

A regra é clara: entrega o Lula e está liberado da masmorra para a praia:

http://dc.clicrbs.com.br/sc/colunistas/whats-up/noticia/2017/02/ex-senad...

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Romanelli
Romanelli

Dicionário de Domínio do Fato

Dicionário de Domínio do Fato usado pela Justiça de Pindorama

Do dicionário Moro-Promo-Coritibano "ver essa questão"  ..expressão se dita por qq Luiz Ignacio LULA da Silva (desde que ex presidente do BRASIL) quer dizer:

Vai lá  ..mata no peito  ..suborna quem quiser subornar  ..trace plano de fuga  ..enrole a familia do meliante ..se preciso contrate matador e compre maleta pra por a grana  ..consiga, se necessário, empréstimo do BNDES ou qq percentual de obra de qq empreiteira Nacional que esteja desenvolvendo qq uma das centenas de obras do PAC e reserve percentual pro STF ..e diga que foi o presidente LULA quem mandou

..simples  ..só não aprende quem não quer..

E na nova edição do dicionário Moro-Promo-Coritibano serão definidas expressões como:

prisão preventiva - prisão que deve durar até o detido culpar o LULA ..sem necessidade de comprovação probatória

pedalinho - se do LULA, equivale a iate de 60 pés

barquinho de 4 mt de alumínio pra pescaria em laguinho - se do CARA, catamarã trans_oceanico, munito de helicoptero e submarino, com autonomia suficiente para 24 meses de fuga e permanência no Artico 

apto no Guaruja, se não comprado, nem alugado, nem reservado  - se do filho de dona Lindu, seria um quintuplex na quinta avenida de Nova York, na TRUMP Tower

sitio em Atibaia - se do marido de D.Marisa Leticia, a vítima duma Lava Jato, fazenda de 250 hectares em Aspen paga em espécie

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de fernando oliveira
fernando oliveira

Mesmo assim, Lula será

Mesmo assim, Lula será condenado.... Só de sacanagem....

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Nada como o tempo...

Percebam que com o passar do tempo as coisas começam a clarear para o brasileiro. A prova são as recentes pesquisas.
Mas não se iludam. Dos tantos indiciamentos abertos contra Lula, acredito que irão inocentá-lo em alguns, para parecerem imparciais, mas sobrará, pelo menos um, para inviabilizá-lo pra 2018.
Senão, o golpe não terá sido completo.

 

Seu voto: Nenhum (14 votos)
imagem de Bernardo Speller Trajano
Bernardo Speller Trajano

melhor pra ele

Também acho que isso vai acontecer, se bem que é melhor pro Lula ficar longe da preidência, não vai ser fácil pra ninguém governar nessa crise. Azar o do povo, que apoiou o golpe em sua maioria

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de André Crasoves
André Crasoves

Povo de merda. Povo sem

Povo de merda. Povo sem dignidade, sem capacidade de formular um pensamento independente. Povo ridículo. Em todo lugar onde se entra neste país, hoje de merda, há uma televisão ligada nalgum programa ou noticiário da GLOBO. Ontem pela manhã entrei num boteco, no centro de Porto Alegre. No alto de uma prateleira, uma tv com programa da Globo. Dali, fui a uma loja próxima fazer uma cópia. A um canto havia uma televisão sintonizada no mesmo canal, o mesmo programa de uma mentecapta, distribuindo achismos tacanhos e entrevistando outros mentecaptos e oligofrênicos acerca da difícil questão que trata da natureza das borboletas: serão elas insetos ou passarinhos? Ganhava a tese do passarinho. Dali, rumei a um cartório localizado no outro lado da rua, a fim de perguntar a um dos funcionários a localização do Cartório do Registro de Imóveis. Diante dos zumbis, sentados nas cadeiras, à espera para serem atendidos, uma tv. Já havia passado a apresentadora global a outra intrigante e importantíssima questão, acerca da vida sexual das amebas. Obtida a informação, dirigi-me ao Cartório do Registro de Imóveis, onde encaminhei minha solicitação ao funcionário, este com fones de ouvido cobrindo as orelhas, quiçá, para proteger a própria sanidade, pois, ao alto, diante das cadeiras de espera colocadas de frente para o balcão havia uma tv, onde a apresentadora demenciada (ou mal intencionada/temerosa de perder a boquinha) perguntava alguma coisa, talvez, a respeito do último orgasmo do atorzinho global com cara de pastel, que parecia tentar disfarçar a raiva ou o desconforto de estar diante daquela situação nojenta. Povo de merda, que dá audiência a esse lixo. Povo que não pensa, que não tem crítica. Até quando?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de marcio mais que gaúcho
marcio mais que gaúcho

É A PURA VERDADE...

Caro André!

Excelente o teu texto. Desabafo sincero e ácido, numa avaliação real do povo alienado brasileiro. Quem se dá bem nesse país é mal visto pelos seus mais próximos. Quem se dá bem, não olha televisão - muito menos a Globo. Trabalha duro!  Quem vai se dar sempre mal é essa orda de desorientados. Está mais do que na hora de liberar as drogas, porque droga mais letal que a Globo não tem.

Parabéns!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Álvaro Guilherme
Álvaro Guilherme

Em suma, vai ser um trabalho

Em suma, vai ser um trabalho de Sísifo, pois fizeram o país regredir à era pré-PT no poder.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Junior Sertanejo
Junior Sertanejo

Nada não meu caro,você se

Nada não meu caro,você se ofenderia se me explicasse que diabos vem a ser "a era pré-PT no poder".Seria a era Dilma?Se foi,você está perdoado.Ela nos levou a Pré-Historia e você ainda nem notou.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

mais

http://www.brasil247.com/pt/blog/paulomoreiraleite/206208/Desemprego-sob...

 

A operação ideológica da oposição para  destruir as conquistas  dos últimos 12 anos, durante governos Lula-Dilma, inclui um ataque contra a memória dos brasileiros.

O que se quer é apresentar um período histórico de vitórias e benefícios para a maioria da população como uma sequencia de manobras demagógicas que só poderiam ter dado errado e arruinar o Brasil. 

Isso explica tratamento dado a um problema real, que dia após dias preocupa um número maior de brasileiros – a alta do desemprego. Num país que estava com 5% de desemprego no final de 2014, e hoje se encontra no índice de 7,9%, num salto de 50% em dez meses, a situação é de fato preocupante e necessita de respostas urgentes, que diminuam o sofrimento da população atingida e permitam ao governo recuperar sua base de apoio.

O problema é que, por interesses políticos, tenta-se  apresentar a situação pior do que já é. Para começar, o país saiu de uma situação próxima do pleno emprego para um patamar que, mesmo mais alto, continua inferior aos melhores números obtidos nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso.

A luta é ideológica.

As mesmas forças que sempre fizeram uma pressão gigantesca pela aplicação das medidas de ajuste econômico que produziram uma recessão de 3,1 pontos negativos em 2015 – alta de juros, redução no crédito e corte de estímulos e investimentos – agora fingem que nada tem a ver com isso. Tentam explicar a perda de empregos como consequência direta de uma política econômica de anos, que teria produzido distorções graves, gerando uma situação impossível de sustentar.    

A realidade é que, apesar do crescimento de 2015, o desemprego durante o governo Dilma – e também sob o governo  Lula – continua abaixo do que os números registrados durante os oito anos de governo Fernando Henrique Cardoso, quando o país estaria, teoricamente, sendo conduzido por uma política econômica coerente com o pensamento  sábios e justos.

Entre 1995 e 2002, o desemprego nunca foi igual ou menor do 7,9%, o pior de Dilma até aqui. Sempre foi maior. Era de 8,4% em 1995, o primeiro ano de FHC no Planalto, que antes da presidência dirigia a economia através do Ministério da Fazenda. Chegou a 12,1% em 1999 e estava em 11,7% em 2002. (1)

Com diversas oscilações, sempre pelo alto, ficou em 10,6% ao ano, em média. Imagine 8 anos com o desemprego em dois dígitos.

Não por acaso,  no governo de Fernando Henrique a desesperança e um conformismo pouco disfarçado em relação a criação de novos empregos ajudaram a criar a expressão "baixa empregabilidade" – para culpar os próprios desempregados pela dificuldade em encontrar postos no mercado de trabalho.

A média de 10,6% mostra o absurdo de um raciocínio conservador muito em voga nos dia de hoje. O número é 20% maior do que nos 12 anos Lula-Dilma, que foi de 8,1%( No primeiro mandato de Dilma, a média do desemprego foi de 5,4%).

Um ponto importante diz respeito aos empregos na indústria, termômetro de melhorias do mercado de trabalho. Ocorreu uma queda constante entre 1995 e 2002. Num cálculo que toma o ano de 1994 como base 100, a redução chegou a 78 no último ano do governo do PSDB. A partir de então, ocorre uma recuperação importante. Subiu-se para 97,2 em 2014.

Outro aspecto é que, no último ano de FHC, apenas 28,7% dos assalariados tinham empregos formais, que asseguram um grau mínimo de civilização aos trabalhadores. Dez anos depois da posse de Lula no Planalto, esse número havia subido para 47,5%. Um dado essencial envolve o poder de compra do salário mínimo. Em 2002, 70% do salário mínimo era consumido na aquisição da cesta básica. Em 2014, bastava 27% para comprar as mesmas mercadorias.

O raciocínio dos sábios e dos justos, nós sabemos, consiste em tentar construir uma relação de causa e efeito entre medidas de estímulo ao crescimento e distribuição de renda – marcas do governo Lula-Dilma – como principal fator para o descontrole de gastos, alta de inflação e, por fim, queda no nível de emprego. Pretende-se sustentar que naquele período a economia era melhor dirigida, nos tempos tucanos. Depende do ponto de vista. Para os assalariados, os números mostram o contrário.

Se essa visão fosse verdadeira, o desemprego sob FHC deveria ser mais baixo. O setor industrial teria sido melhor protegido. Na prática, o grande beneficiário foi o setor financeiro, o mesmo que a partir de 2015 tenta sua revanche.

Numa atitude coerente com uma visão que prioriza a atuação do próprio mercado e seus interesses, a taxa média de juros fixada pela Celic foi de 26,6% nos oito anos – um índice gigantesco, que nunca seria atingido, uma vez sequer, nos 12 anos Lula-Dilma. Nem em 2015, com juros reconhecidamente altos, os maiores desde 2003, chegou-se a esse patamar.

(1) Dados extraídos de "Vinte anos de Economia Brasileira," de Gerson Gomes e Carlos Antonio da Cruz, a partir do IBGE, IPEADATA, Banco Central

     

 

Seu voto: Nenhum

Justifique a afirmação

http://jornalggn.com.br/blog/iv-avatar/fhc-vs-lula-dilma-um-quadro-compa...

Não é verdade que o PT quebrou o Brasil, muito pelo contrário, o que tivemos foi desenvolvimento e inclusão social, claro, até o dia em que a classe dominante optou pelo golpe de Estado:

O BRASIL REAL - DE 2002 A 2013
Por Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira. Fonte: Pátria Latina


1. Produto Interno Bruto:
2002 – R$ 1,48 trilhões
2013 – R$ 4,84 trilhões

2. PIB per capita:
2002 – R$ 7,6 mil
2013 – R$ 24,1 mil

3. Dívida líquida do setor público:
2002 – 60% do PIB
2013 – 34% do PIB

4. Lucro do BNDES:
2002 – R$ 550 milhões
2013 – R$ 8,15 bilhões

5. Lucro do Banco do Brasil:
2002 – R$ 2 bilhões
2013 – R$ 15,8 bilhões

6. Lucro da Caixa Econômica Federal:
2002 – R$ 1,1 bilhões
2013 – R$ 6,7 bilhões

7. Produção de veículos:
2002 – 1,8 milhões
2013 – 3,7 milhões

8. Safra Agrícola:
2002 – 97 milhões de toneladas
2013 – 188 milhões de toneladas

9. Investimento Estrangeiro Direto:
2002 – 16,6 bilhões de dólares
2013 – 64 bilhões de dólares

10. Reservas Internacionais:
2002 – 37 bilhões de dólares
2013 – 375,8 bilhões de dólares

11. Índice Bovespa:
2002 – 11.268 pontos
2013 – 51.507 pontos

12. Empregos Gerados:
Governo FHC – 627 mil/ano
Governos Lula e Dilma – 1,79 milhões/ano

13. Taxa de Desemprego:
2002 – 12,2%
2013 – 5,4%

14. Valor de Mercado da Petrobras:
2002 – R$ 15,5 bilhões
2014 – R$ 104,9 bilhões

15. Lucro médio da Petrobras:
Governo FHC – R$ 4,2 bilhões/ano
Governos Lula e Dilma – R$ 25,6 bilhões/ano

16. Falências Requeridas em Média/ano:
Governo FHC – 25.587
Governos Lula e Dilma – 5.795

17. Salário Mínimo:
2002 – R$ 200 (1,42 cestas básicas)
2014 – R$ 724 (2,24 cestas básicas)

18. Dívida Externa em Relação às Reservas:
2002 – 557%
2014 – 81%

19. Posição entre as Economias do Mundo:
2002 - 13ª
2014 - 7ª

20. PROUNI – 1,2 milhões de bolsas

21. Salário Mínimo Convertido em Dólares:
2002 – 86,21
2014 – 305,00

22. Passagens Aéreas Vendidas:
2002 – 33 milhões
2013 – 100 milhões

23. Exportações:
2002 – 60,3 bilhões de dólares
2013 – 242 bilhões de dólares

24. Inflação Anual Média:
Governo FHC – 9,1%
Governos Lula e Dilma – 5,8%

25. PRONATEC – 6 Milhões de pessoas

26. Taxa Selic:
2002 – 18,9%
2012 – 8,5%

27. FIES – 1,3 milhões de pessoas com financiamento universitário

28. Minha Casa Minha Vida – 1,5 milhões de famílias beneficiadas

29. Luz Para Todos – 9,5 milhões de pessoas beneficiadas

30. Capacidade Energética:
2001 - 74.800 MW
2013 - 122.900 MW

31. Criação de 6.427 creches

32. Ciência Sem Fronteiras – 100 mil beneficiados

33. Mais Médicos (Aproximadamente 14 mil novos profissionais): 50 milhões de beneficiados

34. Brasil Sem Miséria – Retirou 22 milhões da extrema pobreza

35. Criação de Universidades Federais:
Governos Lula e Dilma - 18
Governo FHC - zero

36. Criação de Escolas Técnicas:
Governos Lula e Dilma - 214
Governo FHC - 11
De 1500 até 1994 - 140

37. Desigualdade Social:
Governo FHC - Queda de 2,2%
Governo PT - Queda de 11,4%

38. Produtividade:
Governo FHC - Aumento de 0,3%
Governos Lula e Dilma - Aumento de 13,2%

39. Taxa de Pobreza:
2002 - 34%
2012 - 15%

40. Taxa de Extrema Pobreza:
2003 - 15%
2012 - 5,2%

41. Índice de Desenvolvimento Humano:
2000 - 0,669
2005 - 0,699
2012 - 0,730

42. Mortalidade Infantil:
2002 - 25,3 em 1000 nascidos vivos
2012 - 12,9 em 1000 nascidos vivos

43. Gastos Públicos em Saúde:
2002 - R$ 28 bilhões
2013 - R$ 106 bilhões

44. Gastos Públicos em Educação:
2002 - R$ 17 bilhões
2013 - R$ 94 bilhões

45. Estudantes no Ensino Superior:
2003 - 583.800
2012 - 1.087.400

46. Risco Brasil (IPEA):
2002 - 1.446
2013 - 224

47. Operações da Polícia Federal:
Governo FHC - 48
Governo PT - 1.273 (15 mil presos)

48. Varas da Justiça Federal:
2003 - 100
2010 - 513

49. 38 milhões de pessoas ascenderam à Nova Classe Média (Classe C)

50. 42 milhões de pessoas saíram da miséria

FONTES:
47/48 - http://www.dpf.gov.br/agencia/estatisticas
39/40 - http://www.washingtonpost.com
42 - OMS, Unicef, Banco Mundial e ONU
37 - índice de GINI: www.ipeadata.gov.br
45 - Ministério da Educação
13 - IBGE
26 - Banco Mundial
 

Atualização - 12/2/2017 -  Golpistas receberam um pais com numermos equilibrados http://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima/infograficos-demonstram-que-os-golpistas-tomaram-de-assalto-um-pais-equilibrado-economicamente

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Junior Sertanejo
Junior Sertanejo

Peço desculpas,devo

Peço desculpas,devo esclarecer o que realmente eu quero dizer.Por conta da sua teimosia,arrogancia,intransigência e amadorismo politico,a Presidenta Dilma nos legou a Pré-Historia,que imaginei ter acabado há 10.000 anos atrás.Raul Seixas tinha toda razão,e nem vivo ficou para ver o tamanho da bagaceira que genialmente profetizou.

Seu voto: Nenhum

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.