Revista GGN

Assine

Sala de visitas: Golpe 2016 e aprofundamento da crise

Nessa edição especial: Jessé Souza, Luiz Felipe de Alencastro e Rodrigo de Almeida

 
Jornal GGN -  O Brasil enfrenta hoje as consequências da crise política iniciada em 2013, reforçada a partir de 2015 e que, em 2016, leva ao impeachment da presidente Dilma Rousseff a partir de um golpe jurídico-parlamentar.
 
Nesta edição especial do programa Sala de Visitas - retrospectiva 2016 - você acompanha as entrevistas completas de Jessé Souza, Luiz Felipe de Alencastro e Rodrigo de Almeida, que ajudam a reunir as peças que ocasionaram o golpe contra a presidente eleita Dilma Rousseff e o PT, nesse intrincado jogo.
 
Na primeira, o cientista político, professor titular da UnB e ex-presidente do IPEA, Jessé Souza fala do seu último livro, “A radiografia do golpe: entenda e como e porque você foi enganado”, onde descreve a origem da crise política, em junho de 2013.
 
Não que a manifestação, iniciada por um grupo puramente de esquerda – Movimento Passe Livre – tivesse esse intuito, mas sim porque a força das ruas foi, posteriormente, manipulada e manejada pela grande imprensa em favor dos objetivos da elite brasileira. No livro, Jessé chega a avaliar as notícias dadas pelo Jornal Nacional, dia após dia, montando a narrativa de que a insatisfação popular era generalizada e baseada na corrupção estritamente Estatal. 
 
Dalí em diante foram construídos os pilares para formular a imagem de Lula e do PT como símbolos da corrupção no seio do Estado, e do Judiciário e, notadamente, Sérgio Moro, como símbolos da moralidade e salvação do país. 
 
Em seguida, você acompanha as conclusões do historiador e cientista político, Luiz Felipe de Alencastro, sobre o papel dos meios de comunicação na condução do frágil governo de Michel Temer, ora pressionando-o para viabilizar a bolsa-mídia; ora dando a entender que estaríamos perto da queda do peemedebista, dando abertura a uma eleição indireta realizada pelo Congresso. Para Alencastro, nesse último caso o afastamento de Michel Temer poderá levar a um aprofundamento da repressão contra grupos contrários ao impeachment e que hoje se dividem entre aqueles que querem a volta de Dilma ao poder e aqueles que pedem novas eleições diretas. 
 
Por fim, o Sala de visitas reprisa a entrevista do jornalista, escritor e ex-secretário de imprensa da Presidência da República, Rodrigo de Almeida, que recentemente lançou "À sombra do poder", livro que conta os bastidores da crise e descreve os episódios que marcaram a vida no Palácio da Alvorada no segundo e conturbado mandato da presidente Dilma Rousseff. 
 
Na obra ele destacou um lado de Dilma pouco explorado pela imprensa brasileira. "Ao longo da crise, como um todo, talvez aquilo que mais chama atenção, e isso é possível perceber no livro, é uma imensa fortaleza, porque ao redor dela muitos caíam, caíam por exaustão, por estresse, por crises sucessivas, por problemas físicos ou por denúncias, mas caíam. Ela não".
 

Vídeos

Veja o vídeo
Média: 4.2 (10 votos)
5 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

Genial!

Genial!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Atineli
Atineli

Excellent. Parabéns ter

Excellent. Parabéns ter reunido três mentes brilhantes.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de franciscopereira neto
franciscopereira neto

SAC

É isso mesmo Nassif.

E quero assinar o GGN e não consigo entender o direcionamento porque não aparece nenhum opção para fazê-lo.

Considero a "Sala de Visitas" o ponto alto do blog e de longe, mas muito de longe mesmo, este espaço, o melhor que tem na internet como opção democrática para debates.

Mas peca numa questão tão trivial que não consigo entender, e muito menos, a falta de comunicação para essas falhas.

Eu até pensei em sugerir, pois se trata de uma operacionalização simples, meu filho, para resolver essa questão.

Ele faz isso com um pé nas costas.

Sem querer jogar confetes, de todos os blogs que estão caminhando por essa trilha, eu não tenho dúvidas nenhuma que o seu é a melhor opção, haja vista a quantidade de matérias que são publicadas,  e de excelente qualidade.

Seu voto: Nenhum

Olá, Francisco. Gratos pela

Olá, Francisco. Gratos pela avaliação.

Segue o link para a assinatura: http://jornalggn.com.br/assine

Se continuar tendo dificuldades, por favor nos informe para verificarmos se há algum erro.

 

Atenciosamente, 

Equipe

Seu voto: Nenhum
imagem de Ciro Medeiros
Ciro Medeiros

uau!

Jessé e Alencastro em um mesmo programa - fantástico...

Podia tanto coloca-los em um programa de debate mais longo, ao estilo brasilianas, não podia, seu Nassif? 

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.