Revista GGN

Assine

Com fim de prazo para Lula, quanto tempo até a sentença de Moro sobre o triplex?

Quando há petistas sentados no banco dos réus, Sergio Moro costuma dar a sentença condenatória em menos de 2 semanas

Foto: Lula Marques/PT

Jornal GGN - Termina nesta terça (20) o prazo para a defesa de Lula apresentar as alegações finais sobre o caso triplex. Há uma expectativa em torno de quanto tempo levará até que o juiz Sergio Moro emita decisão condenando ou absolvendo o ex-presidente. Levantamento do GGN mostra que, quando há petista sentado no banco dos reús, o magistrado de Curitiba costuma decidir em menos de 2 semanas. De 10 sentenças analisadas, seis enquadram-se nesse intervalo. Disputado por eventos empresariais, acadêmicos e político-partidários, Moro sempre leva em consideração se há prisão preventiva dos denunciados para acelerar o processo.

O ex-tesoureiro João Vaccari Neto foi um dos que recebeu a punição - 8 anos de encarceramento - rapidamente. Entre o fim do prazo para as alegações finais e o momento em que Moro recebeu os autos conclusos para decisão, passaram-se apenas 3 dias. Na mesma sentença, de 227 páginas, o juiz condenou também Renato Duque, considerado o operador do PT dentro da Petrobras, a 20 anos de prisão.

Vaccari e Duque só perdem para Eduardo Cunha (PMDB), que teve sua sentença, de 109 páginas, dada em 2 dias. Com contas na Suíça comprovadas, o deputado cassado, ex-presidente da Câmara, foi condenado a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro.

Outro petista nas mãos de Moro, José Dirceu teve suas sentenças decretadas em menos de duas semanas. Na primeira, de maio de 2016, condenando-o a 23 anos de prisão (a mais alta pena da Lava Jato), Moro levou 13 dias para publicar a decisão. Já na segunda condenação (11 anos de prisão, dada em março passado), o juiz de Curitiba levou menos tempo: 7 dias para produzir 95 páginas.

A exceção na lista dos petistas condenados por Moro é Delúbio Soares. Na ação penal em que ele foi acusado de lavagem de dinheiro em torno de um empréstimo do Schahin que beneficiou o empresário do ABC Ronan Maria Pinto, o ex-tesoureiro do PT foi condenado a 5 anos de reclusão. No mesmo documentos, de 127 páginas, Moro impôs a mesma pena a Ronan. Entre o fim do prazo para as alegações finais e a decisão de Moro, passaram-se mais de três meses. Nesse período, soma-se o as férias de final de ano do magistrado.

O processo de Delúbio foi um dos que mais deram dor de cabeça a Moro, em termos de recursos à segunda instância. A defesa de Ronan conseguiu a reverter a prisão preventiva do empresário após uma temporada de três meses em Curitiba. Foi uma pedra em cima das expectativas de quem aguardava uma delação premiada do empresário que aparece em processos envolvendo a morte do ex-prefeito petista Celso Daniel.

A própria Lava Jato usou a morte, de 2002, para vender o caso. Mas a promessa de descobrir qualquer informação que colocasse um fim às teorias em torno do assassinato caiu por terra. O próprio juiz Sergio Moro, na sentença, reconhece que o Ministério Público Federal transformou o caso em "irrevelante" ao não conseguir encontrar provas de extorsão. 

A sentença de José Carlos Bumlai, taxado pela mídia como o "amigo de Lula", saiu em menos de 30 dias. A decisão virou alvo de embate entre Moro e o jurista Lênio Streck, que denunciou nas redes sociais que entre o fim do prazo para as alegações finais do pecuarista e a decisão de Moro, passaram-se menos de 24 horas.

Moro explicou que, no caso de Bumlai, houve uma dilação de prazo um mês antes, em 15 de agosto, porque foram juntadas aos autos delações premiadas usadas durante o processo. Naquele momento, as defesas já haviam concluído as alegações finais mas, por causa das delações, Moro decidiu estender o prazo por mais alguns dias, "a bem da ampla defesa". Naquele mês, Moro ainda se ocupou de palestra nos Estados Unidos e eventos na Câmara para debater a lei de abuso de autoridade.

Outro caso que se levou mais tempo até a sentença final foi o do marqueteiro João Santana. Deu tempo do operador de contas de Santana, Zwi Skornick, fechar acordo de delação, algo que aconteceu com o próprio marqueteiro, dois meses após a decisão de Moro impondo 8 anos de prisão a ele. 

O levantamento do GGN foi feito com base em réus que compunham o núcleo de agentes envolvidos com partidos políticos. O Conjur publicou reportagem mostrando quanto tempo levou entre o início dos processos e a decisão de Moro. O de João Cláudio Genu foi o mais veloz: levou 5 meses e meio.

Assine

Média: 3.8 (6 votos)
16 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Serjão
Serjão

O analfabeto que tirou o Brasil da bosta

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Reuni num post, compartilhe na rede...

Eis a expressão da ignorância nacional

Ao invés de livros sobre Lula, uma injusta sentença de 300 páginas

https://josecarloslima.blogspot.com.br/2017/06/ao-inves-de-livros-uma-sentenca-como.html

Seu voto: Nenhum (1 voto)

 

...spin

 

 

O mundo produz livros e

O mundo produz livros e pesquisas em que Lula é parte: o Brasil produz uma sentença...

Seu voto: Nenhum (4 votos)

 

...spin

 

 

Ao invés de livros, uma sentença como expressão da burrice nacio

Ao invés de livros e mais livros sobre esse genio chamado Lula, uma sentença de 300 páginas. A condenação de Lula é a manifestação de uma das elites mais burras do mundo, uma classe dominante que rasga dinheiro, que afunda um pais que tinha tudo para acontecer e que no entanto, por motivo que nao consigo entender, prefriu o sucidio: hoje temos uma JBS que faturava 4 bi por ano e que Lula colocou no patamar de mais de 170 bi de faturamento anual, ....e que está virando pó, com partes sendo americanizado....o mesmo ocorrendo com a Odebrecht..ai vc vai conversar com um coxinha e la vem o blábláblá de que o a o BNDES isso o BNDES aquilo como se o BNDES não tivesse lucrado com tais investimentos...como se o BNDES não tivesse financiado centenas de milhares de outras empresas, obras públicas em cidades, Estados...como se a União não fosse proprietária de 21% da JBS....muito trise ver este pais virando pó: a condenação de Lula, ao invés de livros e mais livros sobre Lula, é um sinal da burrice nacional: sim, Lula preso como parte da sua exclusão do cenário politico nacional dentro de um processo de golpe, mas Lula continuará sendo citado como um gênio que demonstrou que este pais tinha jeito...Lula que é depreciado como um sujeito analfabeto tem sido comemorado mundo afora por economistas e cientistas sociais, sejam eles profissionais ou pesquisadores, enquanto isso no Brasil, uma sentença de 300 páginas...tá bom

Seu voto: Nenhum

 

...spin

 

 

se prenderem o Lula sem revolta popular...

o equivalente em força será a rendição definitiva do povo brasileiro

como o golpe deu-se por interesse da maioria de nossas instituições, até do STF, podemos dizer que o Estado optou por ser o primeiro a se render

Seu voto: Nenhum (2 votos)

esqueçam quem deu...

e passem a se preocupar com o fato de que aconteceu conforme planejado

Seu voto: Nenhum (2 votos)

todos foram espionados...

todos

e forçados a traírem o país

Seu voto: Nenhum (1 voto)

liguem-se no seguinte...

para nossss autoridades "supremas", a única humilhação que não se pode suportar é a internacional

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de fabio lauff
fabio lauff

Sem holofotes

Ela está sem holofotes, todos foram à Brasilia. Irão concatenar o grande Circo, uma em Brasília e outra em Curitiba. A lona já foi armada, a Globo já foi avisada. Talvez a sentença seja publicada antes no JN do que no Diário Oficial.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Julga... Julga.... Julga...

Nassif: não sei porque tanta demora numa coisa que já tá prontinha. Inclusive, dizem que a revisão já foi feita pela grande mídia (no JN) e pelo Carrasco de Diamantino. A Corte Mor de Suplicação dos Pampas nem vai perder tempo. O que Savonarola dos Pinhais disser, tá dito.

Agora, não podemos esquecer que, possívelmente, atrase, se Kojak também tiver que dar pitaco.

Tão dizendo que serão 666 páginas (o número da Besta), recheadas de juridiquês, ao gosto de MT. É prá agradar.

Sobre os pedalinhos e o iate de alumínio de 11 pés (3m) para os netos, lá da Marina do Mar de Atibaia, serão 52 páginas de relatório. No final deixará de condenar a Avó, que faleceu. Mas os filhos, que são herdeiros, sei não...

Nove Dedos, com sorte, pegará só uns 60 anos. E acho bem feito. Onde já se viu operário querer ser Presidente? Lembra quando os negros sonhavam com a Liberdade? Pois é, a briga vai contra o mesmo grupo, que se perpetua no poder. E Prum Povo que segue que nem gado prô matadouro, até que tá tudo bem...

 

Seu voto: Nenhum

Não deve demorar nadinha

Além da pressa em condenar o Lula pra deleite do resto da rataiada, essa sentença viria bem a calhar pra desviar a atenção do Temer Vampirão.

Se bobear vão até fazer tabela com o Janot: ele denuncia Temer e horas depois o Moro solta a sentença do Lula...

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Primeiramente: FORA TEMER! E pra encerrar: FORA TEMER!

imagem de Caetano.
Caetano.

Agora a reclamação é contra a

Agora a reclamação é contra a rapidez da Justiça? Faça-me o favor...

Seu voto: Nenhum (16 votos)
imagem de Wagner Pinheiro
Wagner Pinheiro

AGENTE DA CIA... a

E o povão vai acreditar nessa ameba...de morinho...agente da cia...pra fuder o povo BRASILEIRO e suas conquistas que a duras penas conseguiram...e agora vai tudo pro RALO através desse mequetrefe...palhaço da mídia e da CIA...

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Antes do fds

E ele VAZA para as semanais.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de PauloBR
PauloBR

Fácil!

A sentença do Moro é como o obituário dos papas: está pronta desde sempre, sofrendo de tempos em tempos alguma atualização. Para publicá-la, só falta sair algo mais (ou seria mais algo?) cabuloso contra o Temer ou a prisão do Aécio, Aí, a condenação de Lula sai no dia seguinte -  e os acontecimentos da véspera se perderão no esquecimento obsequioso da grande imprensa...

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Pronta

TODOS SABEM que a sentença condenatória contra Lula já está pronta e deve ter no mínimo 300 páginas. É terrível termos um sistema de justiça onde as cartas são conhecidas muito antes de serem exibidas. É um jogo de caras marcadas, jogo jogado, uma ignomínia.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

"Viver significa lutar."

Sêneca

imagem de Bruno Cabral
Bruno Cabral

2 minutos e 10 segundos

Vai ser o tempo. Alguem topa um bolao?

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.