Revista GGN

Assine

Blog de Eduardo Ramos

...do país que, inacreditavelmente autofágico, um dia resolveu destruir-se...

O artigo abaixo do meu é do GGN, e lê-lo foi uma das experiências mais tristes por que passei nesse período em que a farsa, a insanidade e o nonsense se uniram para moldar o período mais tenebroso e hediondo de nossa história. Poucas vezes me vi tão perplexo! E poucas vezes considerei tão assustador o fato de uma nação inteira não se dar conta de um processo autofágico em que o Brasil foi atirado pela irresponsabilidade de uns poucos procuradores federais, um juiz de arrogância e malignidade ímpares, barões da mídia obtusos em sua sede de poder, seu ódio e narcisismo quase inacreditáveis, enfim, é como se o inferno inteiro decidisse destruir o Brasil levando multidões de fanáticos a acreditar “que isso era bom”...

Pelo artigo do GGN, descobrimos que a Folha de São Paulo se uniu a outros grandes jornais latinos e africanos, para REPERCUTIR a corrupção descoberta no Brasil, envolvendo entre outras, o BNDES e a Odebrecht. Será assim, como uma grande série de reportagens sobre os casos de corrupção descobertos pela lava jato. A BASE das reportagens são as investigações do Departamento de Justiça dos estados Unidos sobre as obras da empreiteira. Leia mais »

Sem votos

Da grandeza histórica e pessoal de Lula, por Eduardo Ramos

 Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
Lula recebendo estudantes africanos Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Por Eduardo Ramos

Este não é um artigo escrito por um fanático, visando mitificar a figura de Luís Inácio Lula da Silva.

É um texto que tenta fazer justiça a Lula, reconhecendo que apesar de suas falhas e erros, alguns graves, o que ele fez supera em muito o que ele não fez. Visa principalmente reconhecer-lhe a grandeza e tentar defender sua "política de conciliação", tão atacada por articulistas, num tempo onde se torna fácil - e covarde, às vezes... - jogar sobre os ombros de Lula uma espécie de "culpa", por não ter enxergado a verdadeira face de nossa direita oligarca raivosa, e tudo o que veio sobre o Brasil nos últimos anos - do julgamento do "mensalão" à lava jato e o golpe de Estado que tirou da presidência Dilma Rousseff.

Não perco tempo discorrendo sobre a história de Lula, todos sabemos sua origem, tudo o que enfrentou até se tornar um operário e logo depois um líder sindical, de onde veio a VISÃO, O SONHO, de um partido dos trabalhadores, algo inédito no país na forma e dimensão que foi realizado. 

Leia mais »

Média: 5 (19 votos)

...Dilma, a gerentona séria, digna, no lugar e na hora errados...

...Dilma, a gerentona séria, digna, no lugar e na hora errados...
.
Amigos queridos outro dia me questionaram sobre críticas à Dilma. Não acredito em "crítica" como "coisa ruim" necessariamente, Crítica feita com HONESTIDADE é reflexão, é apontar o erro para que não se repita, é avaliar a pessoa, o grupo, o evento, no todo, sem paixões positivas ou negativas. Este é o objetivo desse artigo.
.
Passei a gostar de Dilma, respeitá-la e admirá-la com o tempo. Quando Lula lançou seu nome e usou seu poder político para solapar a candidatura de Ciro Gomes, fortalecendo o mau caráter Eduardo Campos no PSB para esvaziar a força de Ciro no partido, escrevi virulento artigo contra Lula, onde inclusive previa o fracasso eventual de um governo Dilma, pelo mesmo motivo que penso ter sido um dos fatores de seu fracasso POLÍTICO: o fato de Dilma ser ESSENCIALMENTE uma gerente, uma comandante de tarefas, mas sem traquejo político, e mais, com o "defeito" de uma ausência de malícia estarrecedora para o cargo da presidência, num país como o Brasil, de gente como Temer, Aécio, Cunha, e seus assemelhados.....
. Leia mais »

Imagens

Média: 5 (1 voto)

Acordo remete à conciliação, por Eduardo Ramos

Acordo remete à conciliação

por Eduardo Ramos

Acordo remete à conciliação. A palavra barafunda nos remete a caos, confusão, abismo... Se só um acordo nacional nos resgata disso, então os que rejeitam a política de conciliação de Lula teriam, ao menos para a redemocratização do país, sem a qual nada virá de bom, que se render a essa necessidade.

E por mais que muitos de nós estejam cansados de paliativos, de lapsos de tempo no Brasil em que "colocamos band-aid para tampar tumores", se a saída mais radical desejada por muitos, um confronto aberto que expusesse de vez todas as contradições seculares, é inviável, até por falta de "povo suficiente disposto a bancar essa guerra, então, NÃO RESTA OPÇÃO, torna-se uma questão de RACIONALIDADE e de SOBREVIVÊNCIA. Porque a verdade é que se Lula não fez tudo o que desejávamos, alguns de nós, devido à tal da "conciliação", o fato é que ele trouxe muitos "anéis" para as mãos dos miseráveis e pobres, e o golpe não só arranca esses anéis, como se torna ameaça real de amputação dos dedos.

Leia mais »

Média: 4.6 (10 votos)

...do preconceito, o fanatismo e o ódio, destruindo o ser...

...do preconceito, o fanatismo e o ódio, destruindo o ser...
.
Como admirar uma pessoa que, trazendo em si características lindas de personalidade, valores humanitários, civilidades diversas, educação, gentilezas, princípios de vida, SELECIONA em sua alma virtuosa, as pessoas que "MERECEM" dela receber esse respeito, esse seu jeito de ser, EXCLUINDO dessa mesma alma, por preconceitos, manipulações de que é vítima, fanatismo e ódio, pessoas e grupos sociais, "LEGITIMANDO" para si mesma e socialmente, VIOLÊNCIAS, injustiças, que a fariam se revirar de indignação, se cometidas CONTRA OS SERES QUE RESPEITA?
.
A ética pessoal VERDADEIRA, HUMANA, não distingue A PRIORI, quem "mereça" um tratamento digno, justo, respeitoso, no sentido BASILAR desses valores, dessas ações oriundas de nós.
.
Não se trata aqui, obviamente, de "respeitarmos" corruptos, assassinos, estupradores, cínicos que destroem a esperança dos povos, embora MESMO ESTES mereçam o respeito humano BÁSICO, como por exemplo, direito à defesa, prisão como punição e projeto de ressocialização em condições mínimas de vida digna, etc.
. Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

...de um país fraturado, das intolerâncias perversas, do ódio, das tatuagens...

Fuzilamento Picasso 1951

Por Eduardo Ramos

...de um país fraturado, das intolerâncias perversas, do ódio, das tatuagens... . Não somos esse país FRATURADO a partir desses tempos de ódio a Lula, ao PT. Somos fraturados desde nossa RAIZ, há séculos. Negros, índios, favelados, nordestinos, "petralhas", as TATUAGENS em nosso país apenas aumentam com o passar do tempo, com os NOVOS GRUPOS SOCIAIS a serem objeto do NOJO e/ou ÓDIO de nossa sociedade. . Muitos que demonstram espanto com a tatuagem na testa do jovem de 17 anos em São Bernardo do Campo, são na verdade "tatuadores profissionais" desde sempre, apenas não percebem em si mesmos essa característica. . Por isso escrevi outro dia que o FASCISMO não tem a aparência ÓBVIA, grotesca, em todas as suas falas, ações, sentimentos.... Muita gente boa, doce, civilizada, que rejeita esse fascismo MAIS GROSSEIRO, o pratica no "modo light", como um racista do sul dos EUA que por exemplo se sentisse superior ao racista violento, agressivo, por "tratar bem os negros que conheço e ser incapaz de espancar um...." - mas incapaz do mesmo jeito, de DEFENDER O DIREITO DOS NEGROS À IGUALDADE PLENA, incapaz de criticar seus familiares e amigos pela prática do racismo, e praticando ele mesmo o que em seu coração seria apenas "um leve preconceito...." . 

Leia mais »

Média: 5 (9 votos)

Do dia em que ninguém percebeu o grande equívoco de um evento..., por Eduardo Ramos

Do dia em que ninguém percebeu o grande equívoco de um evento...

por Eduardo Ramos

O poder da mídia é tão gigantesco, que dependendo do evento, petistas, "coxinhas", apolíticos, alienados e etc., são manipulados quase que na totalidade, unidos por um mesmo clamor por um objetivo específico.

É que nosso país é tão tortuoso, que às vezes se torna difícil mesmo a gente se situar em relação a cada evento.

E não é que dessa vez, o "mocinho", Herman Benjamin estava TOTALMENTE ERRADO, apesar da motivação certa? E Gilmar Mendes, o inescrupuloso-cínico, estava TOTALMENTE CERTO apesar da motivação errada? Aos que tiverem paciência para ler até o fim, prometo uma explicação racional. 

Leia mais »

Média: 4.6 (50 votos)

...da destruição de um país...

...da destruição de um país...
.
"PGR analisa envio de delações da Odebrecht para oito países" (post que li aqui no GGN)
O brasileiro médio, mesmo situado entre os mais cultos, normalmente não compreende a GRAVIDADE desse tipo de ação A PARTIR DO AGENTE PÚBLICO, e não do AGENTE DO ESTADO....
.
São coisas totalmente diferentes! É por coisas assim que a lava jato tornou-se um MONSTRO que devora seu próprio país, suas riquezas, seus empregos, e a histeria coletiva provocada por conta do nosso JUSTO horror à corrupção generalizada, nos CEGA para o fato de que, literalmente, a lava jato ESTÁ MATANDO O DOENTE em vez de curá-lo.
Em todos os países do mundo, todos, juízes e procuradores não têm autonomia para interagir com liberdade ABSOLUTA em relação aos grandes processos criminais, onde estejam envolvidos DIRETAMENTE, os interesses mais ESTRATÉGICOS daquele país, por motivos óbvios! Cabe ao GOVERNO, através de seus secretários de Estado ou Ministros decidirem até que ponto pode ir a "contribuição".
. Leia mais »

Sem votos

...da tragédia do ser fascista...

...da tragédia do ser fascista...
.
Os engajados nos movimentos fascistas, obrigatoriamente fundamentados em preconceitos, intolerância e algum grau de NOJO em relação ao outro, podem reparar, têm como FONTE de suas alegrias o que é sórdido, o que é DESUMANO.....
Em suas falas, posts e comentários nas redes sociais, seu prazer é o ACHINCALHE....
Lula é o "molusco", o "ladrão", o "cachaceiro...."
Dilma era "aquela mulher...", a "anta", a "vaca"....
Os petistas em geral, "petralhas...."
Muitos sentem prazer em ostentar camisetas alusivas ao defeito físico de Lula, Moro o apelidou de "Nine"....
Seu discurso, ESPELHO de seus sentimentos, celebra o GOZO por vir com a desgraça de seus inimigos....
Houve FESTA com o impeachment de Dilma, não por seu desejo de justiça, muito menos porque era "o melhor para o Brasil", mas porque "a petralha se fudeu!".....
Anseiam pela prisão de Lula, o clímax de seu fanatismo, sua mediocridade espiritual, seu ódio.....
Não têm propostas CONSTRUTIVAS, reparem nisso, não vemos DEFESAS de ideias articuladas em profundidade....
O alvo não é a CONSTRUÇÃO DE ALGO, mas a DESTRUIÇÃO DO GRUPO TORNADO O "SATANÁS DE SUAS ALMAS.... Leia mais »

Sem votos

Dos acertos de Lula, seu erro maior, e do que precisamos em nosso tempo, por Eduardo Ramos

Foto: Instituto Lula

Leia mais »

Média: 4.6 (11 votos)

...da negação da realidade psíquica como mecanismo de fuga...

...da negação da realidade psíquica como mecanismo de fuga...
(O magnífico filme "Um homem bom" como exemplo...)
.
Convivo com familiares e amigos que aprendi a amar e admirar no que cabe. A maioria deles encaixa-se perfeitamente no que venho chamando há anos como "o rebanho tosco".
Escrevo isso apenas em meu mural, jamais me permitiria invadir espaços alheios para impingir um pensamento meu, algo que minha RACIONALIDADE e minha ética me obrigam a dizer, a DENUNCIAR na verdade, como teria feito se morasse no sul dos EUA da década de 60, quando explodiu de vez o ódio racista ou na Alemanha nazista. Em ambos desses ambientes sociais, como no Brasil de hoje, a elite e classes médias dessas localidades não perceberam o fenômeno do "arrebanhamento" a que foram submetidos, a perda deplorável de princípios e valores de vida, a incoerência entre o que eram nas suas "relações normais" - educados, civilizados, tolerantes... - e no que se transformavam nas relações, pensamentos, ações, falas, diante das pessoas / grupos sociais transformados no "SATANÁS" de suas almas.
. Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

...da criação de uma ficção no mundo-matrix chamado Brasil...

...da criação de uma peça de ficção no mundo-matrix chamado Brasil...
.
Num mundo normal, a peça de ficção criada pelo Ministério Público Federal visando não apenas a condenação e a prisão de Lula, mas a destruição de sua imagem como o maior estadista do Brasil de todos os tempos, levaria à desmoralização completa dos procuradores, do juiz que perdeu tanto tempo com uma acusação tão farsesca, provavelmente, com a demissão sumária e punição de todos os envolvidos, tamanho o absurdo, o nonsense, a mediocridade, a quebra de todos os parâmetros não só da legalidade, mas das premissas fundamentais do Direito, bem como do exercício digno da profissão abraçada por esses agentes públicos ordinários.
. Leia mais »

Sem votos

...o país do ódio e o "eu não brigo por política..."

....O país do ódio, o "eu não brigo por política"... (e o equívoco brutal por trás dessa sentença fácil...)
.
Quando Moro determinou a condução coercitiva de Lula, num dos eventos mais carregados de signos de ódio e perseguição política da História, aquilo foi como que um DIVISOR DE ÁGUAS para muitos brasileiros.
Lembro que o Face foi inundado com posts de pessoas que até então NUNCA haviam publicado nada sobre política.
Descobri amigos simpatizantes de Lula e contra o golpe, que eu jamais suspeitaria, muitos começavam seus posts assim:
"Até hoje evitei me manifestar sobre política, MAS......"
E contido nesse "Mas...", a perplexidade, o transbordar de um sentimento de indignação pela violência do evento, sua absoluta desnecessidade, o país enveredando pelas mãos de um juiz, psicopata, obsessivo, sem limite algum em sua sanha de massacrar o ex-presidente e sua família.
. Leia mais »

Sem votos

...do juiz e de duas senhoras...

...do juiz e de duas senhoras...
.
Algumas ações falam tanto sobre a pessoa, que palavras tornam-se dispensáveis para descrevê-la.
O modo distinto que Sérgio Moro tratou FHC e Lula, Dona Marisa e a senhora Cunha, para ficar apenas em dois exemplos, revela não apenas sua parcialidade, mas sua psicopatia, seus preconceitos, sua capacidade em ser perverso, discricionário, onde só poderia entrar a Lei e as provas. Sérgio Moro torna-se indigno de seu cargo!
; Leia mais »

Sem votos

Da ditadura hedionda do Ministério Público Federal

...da ditadura hedionda do Ministério Público Federal...

Reinaldo Azevedo, muito justificadamente, é detestado pelos brasileiros que respeitam a democracia, a civilidade nos debates ideológicos, o respeito às pessoas e políticos, e falo aqui do respeito mais elementar, o humano, de tratar a todos com equidade, como por exemplo, no direito à presunção de inocência, no direito pleno à cidadania e proteção da Lei. Todas essas coisas ele pisoteou por anos, incitando a sociedade ao ódio e nojo a Lula, Dilma, petistas em geral, e todo e qualquer um que fosse por ele visto como um inimigo, jamais um adversário.
E mesmo assim, vi inúmeros posts de amigos de esquerda deplorando o CRIME contra ele cometido, e uno minha voz à dessas pessoas.
O PGR vazou propositalmente uma gravação que não tinha relação alguma com crimes investigados, era uma conversa PRIVADA, ainda que inadequada, entre um jornalista e uma de suas fontes, e a lei é clara, toda gravação que não tem relação direta com crimes investigados na ação, DEVE SER DESTRUÍDA. Leia mais »

Sem votos

do desprezo da nossa sociedade pela Democracia

...do desprezo de nossa sociedade pela democracia...
.
Qual a ligação mais forte e evidente entre a reação de nossa elite e classe média diante da crise de 64 e a de 2016? O desprezo pela democracia enquanto ÚNICO AMBIENTE POLÍTICO SAUDÁVEL PARA UMA NAÇÃO!
.
O fator predominante para essa repetição dramática de comportamento é óbvio: o monopólio midiático concentrado em poucas famílias, desde sempre. Tangidos por artigos histéricos, propositalmente elevando a temperatura das "crises" tanto em 64 quando agora, vemos o mesmo processo psíquico atingindo as pessoas de um modo perverso, paroxístico.
.
Os historiadores, no futuro, colherão fartas evidências da semelhança quase total em ambas as "ondas sociais" provocadas pela mídia. Inclusive, quanto a algo constrangedor: todas as crises foram inventadas, criadas, problemas pequenos que seriam corrigidos com mudanças de curso nos governos, transformados em "um país à beira do abismo!" - em ambos os momentos, a DEMOCRACIA teria sido essencial para que as coisas melhorassem. E foi ela justamente tirada de lado, para que os interesses dos golpistas prevalecessem sobre os interesses do povo brasileiro.
. Leia mais »

Sem votos

Da Globo no papel de Mefistófeles

...da Globo no papel de Mefistófeles...
.
Não dá para ter pena de qualquer pessoa que se preste a um papel indigno, manipulando, corrompendo e fraturando a sociedade, usando para isso toda a sorte de distorções da realidade, farsas, destruição de seres humanos, partidos, ideologias. Mas não dá também para deixar de falar do papel da Globo ao longo de sua história, na criação de mitos e sua destruição quando descartáveis aos seus interesses.
A Globo é uma "empresa-Mefistófeles" por excelência!
.
O exemplo de Joaquim Barbosa é um clássico desse procedimento global. De exaltado noite e dia como "o pobre menino negro que se tornou o herói da nação no Judiciário", quando torturou e prendeu Zé Dirceu, Genoíno e outros petistas entre gestos e falas de selvageria, à absolutamente NENHUMA citação de seu nome, depois do "trabalho executado".
Hoje, é uma espécie de pária, detestado pela esquerda e olhado com escárnio e desprezo pela direita, quando tentou recuperar os holofotes perdidos recentemente, ao defender a inocência da presidente Dilma Rousseff.
. Leia mais »

Sem votos

O técnico errado na hora errada, por Eduardo Ramos

Foto - Divulgação

por Eduardo Ramos

...o técnico errado nas horas erradas...

Meu Flamengo tem um bom elenco, alguns, ótimos jogadores! E apesar disso, foi eliminado oito vezes nos últimos anos de competições importantes, por times pequenos, mas mais bem montados por seus técnicos que o time rubro-negro.

Bandeira de Melo, presidente do clube é um ótimo administrador, mas deixou o futebol em mãos incompetentes, seja qual for a fama dos que atuam nessa área.

Mas o pior de tudo é ver a mídia e os diretores do clube incensarem o jovem treinador Zé Ricardo, que não trouxe nunca intervenções positivas, e só teve alguns bons momentos em virtude do alto nível técnico de alguns jogadores. O Flamengo ganhou os jogos que ganhou APESAR DO TREINADOR, e não por causa dele.

Leia mais »

Média: 1.8 (12 votos)

...sobre o ódio a Lula...

Qual a ESSÊNCIA na mente e no coração da pessoa que odeia Lula, o denigre, o achincalha, deseja sua prisão, sua destruição?
Eu diria que duas muito nítidas:
A primeira, do grupo que o detesta de modo objetivo, pragmático, políticos de oposição à esquerda, poderosos com medo de perderem seu poder absoluto sobre o país, como grandes especuladores, as famílias donas dos veículos da grande mídia, etc.
Lula para eles não é "uma pessoa odiada" - é um POLÍTICO ODIADO, é diferente....
Se Lula "se convertesse" ao "néo-liberalismo", como fez Fernando Henrique Cardoso, perdendo sua alma, vendendo-a ao deus mercado sem pudor algum, tornando-se esse ser amorfo, sem caráter, um desqualificado em todos os termos, Lula IMEDIATAMENTE passaria de "odiado" a "querido", como o tolo FHC sente-se em relação a essa turma, os que realmente determinam os rumos do país há séculos. Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

...sobre a fala de Moro aos apoiadores da lava jato...

...sobre a fala de Moro aos apoiadores da lava jato...
.
Começo minha reflexão falando de algo que há muito me angustia, e que tem a ver com a inacreditável gravação do juiz Sérgio Moro dirigida aos brasileiros que apoiam a operação lava jato.
Trata-se da parcela da sociedade que abraçou com um ardor selvagem o discurso do ódio contra Lula e o PT, o conjunto de paroxismos, medos, catarses, histerias, preconceitos perversos, fanatismo, levando-os ao mesmo estado psíquico que observamos ao longo da História nos movimentos religiosos radicais, como a inquisição católica, as fogueiras onde eram queimados os "amigos de Satã", os "hereges", e outros com o mesmo grau de obscuridade.
O que me chama a atenção nesse nosso momento, é a constatação de que a apreensão honesta da realidade, o amor à verdade, o interesse pelo que é justo, digno, nada tem a ver com o grau de conhecimento acadêmico ou não adquirido pela pessoa, o fato de ter doutorado, ser um gênio em sua área de trabalho, ter acumulado viagens, bens, reconhecimento social. Leia mais »

Sem votos

...do efeito rebanho...

...do efeito rebanho....
.
As pessoas que riam nas arenas romanas da morte brutal dos gladiadores ou dos cristãos devorados por leões não eram "pessoas ruins", desprovidas de ética.

Idem os racistas nos EUA dos anos 60, o povo que aderiu ao nazismo na Alemanha, Hannah Arendt foi certeira em seu espanto com muitos líderes nazistas que ela viu de perto no julgamento de Nuremberg: "são pessoas comuns, como eu e você" - dizia ela, perplexa, aos seus interlocutores.

O que fazia pessoas comuns abraçarem ondas sociais, ideologias, aculturamentos que hoje "sabemos" selvagens, injustos, brutais, desumanos, perversos, como se essas pessoas não tivessem quaisquer princípios de vida, qualquer ética pessoal, até mesmo humanidade dentro delas?

O efeito manada, ou efeito rebanho, como gosto de dizer! Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

...do bom pastor e o bom rebanho...

Olha a multidão ao seu pastor. Estão comovidos, ouvem-se gritos histéricos. Sorri o homem, o gozo do poder o consome, "Quem diria"... - pensa, orgulhoso de si mesmo - "sair de onde saí e chegar até aqui, amado, adorado, admirado por multidões..."

Começa sua pregação, as falas simplórias, sabe o que quer a multidão, seu rebanho cativo. Treme o homem, excitadíssimo, pensando na satisfação que lhes concede, as catarses, os paroxismos, a fé nas crenças que ele lhes ensinara pacientemente ao longo dos anos...

"Bem vindos, irmãos! aleluia!" - grita, eufórico, ovacionado pelo hipnotizado rebanho humano, as mãos se erguendo, como se quisessem tocar o seu ungido.

"É chegada a hora tão esperada! Livremos a terra de toda a presença satânica, limpemos nossa nação do mal, completemos a obra do bem, quem está comigo, grite bem alto um amém, que suba até os céus!"

E grita enfurecida a turba, e gemem as mulheres, urram os homens, choram as crianças e os velhos.... Leia mais »

Sem votos

...das tragédias, da tragédia brasileira...

...das tragédias, e da tragédia brasileira....
.
A origem da palavra "tragédia" remonta aos gregos, não vou entrar nos detalhes, apenas salientar que em relação à tragédia enquanto teatro, arte, Aristóteles acreditava que ela resultava numa "catarse da audiência". Gosto dessa síntese, acho-a perfeita não só em relação à tragédia enquanto gênero teatral grego, como na forma que a palavra tomou na cultura ocidental ao longo dos séculos.
.
Mas reflitamos um pouco sobre essa palavra, e como ela pode ser vista por nós de modo concreto: o que é trágico, afinal? o evento em si ou o que provoca em nós de sofrimento?
É trágica a morte do ser querido, ou é trágica a dor que sentimos por sua perda? Ou ambos? Haveria "tragédia" nesse evento se a morte, culturalmente falando para nós fosse um evento natural, sem conotação de perda e dor? É, portanto tragédia, "o olhar trágico ou não que coloco sobre determinado evento?" - se esse olhar não for "trágico", perde o evento essa característica, a de ser tragédia?
. Leia mais »

Sem votos

O país do "somos todos Ronaldinhos"..., por Eduardo Ramos

O país do "somos todos Ronaldinhos"..., por Eduardo Ramos

...o país do "somos todos Ronaldinhos"... ou "do narcisismo nonsense enquanto doença social perversa..." . Não há muita diferença intelectual e psíquica entre Ronaldo-Fenômeno, cracaço de bola brasileiro e os brasileiros de nossa elite social e classe média alta. Se observarmos os argumentos de nossos amigos e familiares, mesmo os com grande cultura acadêmica, mestrados, doutorados, viagens pelo mundo afora, percebemos apenas que o "VERNIZ" destes últimos é mais requintado que o verniz do ex-jogador, apenas isso. No mais, são ABSOLUTAMENTE SEMELHANTES, no orgulho que sentem em pertencer à classe social dos dez milhões de brasileiros com mais dinheiro - em nossa cultura, significando tal fato, pertencer "à casta dos vencedores" - a turma NARCÍSICA por excelência.

Leia mais »

Média: 4.7 (27 votos)

...do "mundo-matrix"...

...do "mundo-matrix"...

Ninguém pode raciocinar sobre "o que não vê", não conhece, óbvio, somos os signos que temos apreendidos dentro de nós, é vasculhando nesses baús internos que formamos pensamentos, convicções, valores, crenças, empatias.....
Por isso a VERDADE é um bem tão ABSOLUTO, a ponto da religião cristã (como praticamente todas as culturas...) estabelecer um abismo entre a "verdade" e a "mentira". A verdade "vos libertará"... Já a mentira, frases como "o diabo é o pai da mentira..."
.
E tirando a religião em si dessa conversa, vemos claramente como para os fundadores desse movimento, o cristianismo, era importante estabelecer essa diferença.
Qualquer pesquisa antropológica verá o mesmo em culturas africanas, orientais, a verdade exaltada e a mentira ultrajada, e tenho por mim que isso faz parte da sabedoria humana mais básica, mais elementar, mais primária e universal, por isso mesmo, a tomo como ESSENCIAL!
.
Porque esse preâmbulo que tenta enaltecer a VERDADE e o que isso tem a ver com a frase inicial desse texto? Leia mais »

Sem votos

...do Brasil enfermo...

A primeira coisa que um grupo faz quando quer tomar o poder é fraturar a sociedade. Uma nação unida é indomável, fraturada, basta manejar um dos lados e fazê-lo odiar o outro, pronto! Tem-se a "faca e o queijo" nas mãos para toda a sorte de perversões, indignidades, violências, porque a resistência do lado atingido virá totalmente enfraquecida, devido ao apoio absoluto, firme, resoluto, fanático, da outra parte da sociedade, a parte enferma, manipulada, domesticada, adestrada.

Por isso,a segunda coisa que faz o grupo que quer tomar o poder, é criar um "MITO SATÂNICO" que bata com os preconceitos e medos da parcela social cooptada, para que estes tenham um "objeto de nojo e ódio", claro, esse objeto é escolhido a dedo, de acordo com os interesses a serem conquistados, atingidos. Leia mais »

Sem votos

...de um desespero...

...de um desespero...
.
Quem ama a verdade, vai entender... hoje estive com duas pessoas queridas, familiares, que amo de paixão! Pessoas que sei melhores que eu em muitas coisas sérias, coisas que pesam na vida... Eu as admiro, "olho pra cima" muitas vezes, quando me lembro delas. O mesmo sucede aqui e no "mundo real" com muitos amigos, pessoas que brilham pela educação, a civilidade, a bondade no trato com os outros, o caráter, a dignidade pessoal, gente que se torna exemplo para os outros.

Tão estranho.... Hoje, ao vê-las no Barzinho onde nos encontramos, eu tive que disfarçar a dor, que era por elas também, ou mesmo principalmente! Eu estava bem, o paradoxo me apunhalou "pelas costas", de repente, ao vê-las sorrindo, cheias de amor por me verem, como sempre ocorre. Como é em mim, desde sempre.... Disfarcei ao máximo a perplexidade que veio tão intensa por elas, não queria empanar sua alegria....
. Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

sobre o filme da lava jato

Um lado meu se entristece ao saber do filme sobre a lava jato, endeusando Moro, Janot, os procuradores, e provavelmente com cenas tocantes, das famílias brasileiras indo às ruas, essas "pessoas de bem", todos imbuídos de profunda indignação contra "O MAL", a corrupção, o "satanás" do Brasil, Lula, Dilma, a "petralhada".....
Provavelmente o filme mostrará uma versão mais bonita, que a luta sempre foi contra "a corrupção de todos os partidos", exaltará e celebrará a participação desses brasileiros honrados, "esse cidadão comum, cidadão do bem, que não aguentava mais ficar em casa, sem nada fazer contra esse mar de lama...." - provavelmente muitos chorarão nos cinemas, pais dirão orgulhosos aos filhos: "nós estávamos lá, filho, ajudando a limpar o Brasil....."
Mais catarses serão feitas, convicções reafirmadas, talvez a renovação de votos de fé e ódio para muitos, será uma espécie de celebração do passado e a entrega da alma ao futuro.....
. Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

...para a posteridade, a partir de muito em breve...

...para a posteridade, a partir de muito em breve.....
.
Será interessante daqui a alguns anos (poucos, meu palpite é de quatro a seis), quando o furor da lava jato for passado, o golpe contra Dilma, o massacre sobre Lula e sua família, essa onda social histérica, perversa, odiosa, comandada por nossa "elite" social e classe média, toda essa imundície psíquica e ética, enfim, tiver passado, ver as pessoas sem graça, caladas, muitas negando o terem participado do "movimento"......

Porque o que virá a tona, à luz das verdades reveladas e num ambiente não zumbificado, deixará tudo tão nítido, tão cristalino, que restará às pessoas a vergonha semelhante a do povo alemão depois do fim da guerra e a derrota do nazismo, quando tudo o que para eles era absolutamente normal e correto e sensato e justo, foi revelado como o horror que todos sabemos. Leia mais »

Sem votos

...dos lúcidos-desesperados no "Mundo-Matrix"...

...dos lúcidos-desesperados, no "Mundo-Matrix..."
.
O absurdo na arte é plausível, não causa desespero, no máximo podemos nos sentir esteticamente "agredidos" se um artista apela para coisas grotescas além da conta para exibir sua ideia do que seja arte. Provoca polêmicas, todo mundo sobrevive, logo é esquecido...
.
Na vida, o dia a dia concreto, onde se decide qual a parcela da sociedade que terá acesso à alimentação, saúde, Educação, onde MILHÕES podem literalmente permanecer ou, pior ainda, RETORNAR A UMA VIDA INDIGNA, MISERÁVEL, as falas, os comportamentos, as escolhas, reflexões, ações de CADA UM são importantes demais, para tolerarmos "democraticamente" o absurdo, o nonsense, a FARSA....
.
Hoje em dia, tenho uma firme convicção formada pelo que tenho vivenciado em mim e visto em dezenas de amigos, suas falas e dores....
NADA É MAIS DESTRUTIVO AO SER HUMANO HONESTO ÉTICA E INTELECTUALMENTE, do que assistir na sociedade em que vive, em seu tempo e espaço, onde exerce a CONCRETUDE DE SEU EXISTIR, a TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE EM FARSA OBSCENA, TORPE, MANIPULADA, DISTORCIDA.....
. Leia mais »

Sem votos